Filosofia Vermelha

Share

Marxismo e psicanálise

Season 2, Ep. 9

Existirão ligações entre a psicanálise de Freud e o materialismo dialético de Karl Marx e Friedrich Engels? Com essa pergunta inicia o psicanalista alemão Wilhelm Reich obra Materialismo dialético e psicanálise, publicada pela primeira vez em 1929, na Alemanha.


Faça sua inscrição em nosso curso de introdução à filosofia: https://www.udemy.com/course/introducao-a-filosofia-dos-pre-socraticos-a-sartre/?referralCode=51CAB762A412100AFD38


Ajude a manter este podcast: https://apoia.se/filosofiavermelha


Reich foi membro do Partido Comunista Alemão e editor da revista de psicologia do partido, e além do trabalho teórico, desenvolvia também um trabalho prático relacionado ao atendimento psicológico dos trabalhadores e de sua educação sexual. Combatendo as distorções mecanicistas do marxismo da época, o qual não conseguia compreender a ascensão do fascismo devido à sua interpretação da ideologia como mero "reflexo" superestrutural de uma estrutura econômica - numa via de mão única - Reich foi importante como um dos primeiros marxistas a perceber o caráter revolucionário das descobertas de Sigmund Freud e a trabalhar em uma apropriação dialética da psicanálise pelo marxismo revolucionário.

More Episodes