Filosofia Vermelha

Share

Gosto se discute, sim

Season 2, Ep. 15

Ao contrário do que afirma o dito popular, gosto se discute, sim. Existe na filosofia uma disciplina específica para tais reflexões, e seu nome você já conhece: trata-se da Estética. Vemos esta palavra designando frequentemente coisas como “estilo”, “beleza” ou “forma”, mas o termo vem do substantivo grego “aisthesis” e significa basicamente apenas “sensação”. 


Faça sua inscrição em nosso curso de introdução à filosofia: https://www.udemy.com/course/introducao-a-filosofia-dos-pre-socraticos-a-sartre/?referralCode=51CAB762A412100AFD38


Ajude a manter este trabalho: https://apoia.se/filosofiavermelha


No sentido comum, os termos “estética”, “filosofia da arte” ou “teoria do belo” são usados de maneirar intercambiável. A discussão sobre o tema existe praticamente desde o início da filosofia ocidental. A Estética propriamente dita, todavia, é uma disciplina relativamente recente. Sua origem remonta à publicação da obra Aesthetica, do filósofo alemão Alexander Baumgarten, em 1750. 


Neste episódio vamos mostrar por que gosto é algo discutível, e traçar a diferença entre conceitos como o bom, o belo e o agradável. Nosso foco é principalmente a discussão realizada pelo filósofo alemão Immanuel Kant em sua obra Crítica da faculdade de julgar (ou Crítica da faculdade do juízo, dependendo da tradução).

More Episodes