Share

Sons Tomé e Príncipe
Ep. 5 - A esperança numa nova "cara" na avenida junto ao mar
Neste episódio fomos conhecer as obras na Avenida 12 de julho, uma das principais avenidas da capital junto ao mar. Esta marginal está em obras devido à subida das águas do mar, que têm vindo a destruir esta zona nos últimos anos. "Acredito que vai ficar melhor, e muito mais bonito, mas temos de esperar um bocadinho, talvez um a dois anos", refere uma das trabalhadoras que não quis ser identificada.
O comércio local reclama melhores dias, relata quebras no movimento, mas compreende que as obras são necessárias, por isso tem esperança que "a espera seja boa".
"Estamos a precisar de uma boa estrada, mas com as obras não é como era antigamente", refere um dos comerciantes.
Este podcast resulta de uma formação que o CENJOR, Centro de Formação de Jornalistas (Portugal) realizou em São Tomé e Príncipe, nas instalações da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Os formandos foram para a rua recolher histórias da atualidade local, recolheram depoimentos, escreveram as reportagens, cortaram sons, gravaram em estúdio e realizaram a montagem final, com a formação e supervisão do jornalista, professor e formador Miguel Midões e o apoio técnico do formador Rui Rocha.
More episodes
View all episodes

6. Ep. 6 - As pautas com notas irreais e o fraco aproveitamento dos alunos
05:20||Season 1, Ep. 6Nesta reportagem voltamos à escola para espreitar as pautas. "É notório que os alunos não estão a ter aquela garra que antigamente tinham e algumas notas podemos dizer que são fictícias. Muitas vezes o professor é forçado [a dar as notas]", explica um professor local.Também neste episódio visitamos o refeitório que serve almoços e está à disposição dos sete mil alunos do estabelecimento. Os preços variam entre as 30 dobras, mas pode ir até às 60, ou seja, desde o 1,2€ até aos 2,4€, num país em que o ordenado mínimo é de 2500 dobras, cerca de 100 euros.Curiosamente, grande parte dos estudantes "apanhados" nesta reportagem não sabem o nome da escola em que estudam. Ora ouça.Este podcast resulta de uma formação que o CENJOR, Centro de Formação de Jornalistas (Portugal) realizou em São Tomé e Príncipe, nas instalações da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Os formandos foram para a rua recolher histórias da atualidade local, recolheram depoimentos, escreveram as reportagens, cortaram sons, gravaram em estúdio e realizaram a montagem final, com a formação e supervisão do jornalista, professor e formador Miguel Midões e o apoio técnico do formador Rui Rocha.
4. Ep. 4 - O regresso ao liceu e o porquê da mudança de nome
03:29||Season 1, Ep. 4Neste episódio voltamos ao antigo Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe para falar da falta de garra que os alunos agora têm por comparação com os alunos de antigamente. Encontramos aqui também a razão da mudança de nome para Liceu Marina Graça de Sousa. Este podcast resulta de uma formação que o CENJOR, Centro de Formação de Jornalistas (Portugal) realizou em São Tomé e Príncipe, nas instalações da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Os formandos foram para a rua recolher histórias da atualidade local, recolheram depoimentos, escreveram as reportagens, cortaram sons, gravaram em estúdio e realizaram a montagem final, com a formação e supervisão do jornalista, professor e formador Miguel Midões e o apoio técnico do formador Rui Rocha.
3. Ep. 3 - Estádio Nacional 12 de julho - O exemplo da paixão desportiva
05:52||Season 1, Ep. 3Neste episódio vamos conhecer a dinâmica do Estádio Nacional 12 de julho, que é um exemplo da paixão desportiva.Acompanhámos os treinos de duas equipas de futebol, que treinam à terça e quinta-feira e falámos com Bill Tomás, treinador do Sporting e com o jogador Tiago. Uma reportagem que encontrou também uma mulher preparadora física de uma equipa masculina. Adcínia Magalhães é a preparadora física e refere que "desde que começou com eles" não vê a diferença. "Sou tratada como treinadora e sempre com respeito. Estou aqui há três anos e não vejo a diferença", diz.Este ano, a estratégia da equipa é diferente e a vontade é de serem campeões.Enquanto a equipa treina, a população vai utilizando a pista para outros exercícios: caminhadas, abdominais, pranchas e tesouras. O importante é mexer.Este podcast resulta de uma formação que o CENJOR, Centro de Formação de Jornalistas (Portugal) realizou em São Tomé e Príncipe, nas instalações da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Os formandos foram para a rua recolher histórias da atualidade local, recolheram depoimentos, escreveram as reportagens, cortaram sons, gravaram em estúdio e realizaram a montagem final, com a formação e supervisão do jornalista, professor e formador Miguel Midões e o apoio técnico do formador Rui Rocha.
2. Ep. 2 - Motoqueiros [sem carta de condução] desempenham papel de transporte público
06:23||Season 1, Ep. 2A falta de transportes públicos em São Tomé e Príncipe é uma realidade. Não há como as pessoas se deslocarem sem pagarem transporte privado, ou esperam pela carrinha táxi ou apanham uma mota, conduzida por um motoqueiro, nem sempre com carta.Há quem defenda a regulamentação do funcionamento desta atividade "para que os motoqueiros saibam quais são os seus direitos, mas também os seus deveres". É fácil vê-los a desrespeitar as regras de trânsito e levar várias pessoas na mesma mota. Contudo, assim-se a sua importância para o país. "É uma atividade económica bem-vinda, mas tem de ser regulamentada".Neste episódio fomos à rua ouvir a população, mas também os próprios motoqueiros que, na sua maioria, não têm carta de condução. "Não tenho carta de condução, mas já estou na escola. Leve-leve vou conseguir", conta um dos motoqueiros entrevistados.Este podcast resulta de uma formação que o CENJOR, Centro de Formação de Jornalistas (Portugal) realizou em São Tomé e Príncipe, nas instalações da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Os formandos foram para a rua recolher histórias da atualidade local, recolheram depoimentos, escreveram as reportagens, cortaram sons, gravaram em estúdio e realizaram a montagem final, com a formação e supervisão do jornalista, professor e formador Miguel Midões e o apoio técnico do formador Rui Rocha.
1. Ep. 1 - Liceu Maria da Graça Santiago de Sousa
03:27||Season 1, Ep. 1O maior centro de ensino de São Tomé e Príncipe, o antigo liceu nacional recentemente batizado de Liceu Maria da Graça Santiago de Sousa.De olhos postos no mar, nesta escola aprendem mais de 7 mil alunos. Neste episódio, visitamos a escola santomense e percebemos quais as vontades que alguns alunos têm para o futuro e quais são os principais desafios para os professores deste liceu. "Materiais escolares, como as sebentas de Francês, Física e Biologia" são os mais difíceis de arranjar, explica um dos professores.Este podcast resulta de uma formação que o CENJOR, Centro de Formação de Jornalistas (Portugal) realizou em São Tomé e Príncipe, nas instalações da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Os formandos foram para a rua recolher histórias da atualidade local, recolheram depoimentos, escreveram as reportagens, cortaram sons, gravaram em estúdio e realizaram a montagem final, com a formação e supervisão do jornalista, professor e formador Miguel Midões e o apoio técnico do formador Rui Rocha.