Share

Café Brasil
Cafezinho 6 – Celebrando o fracasso
•
Sobre como aprender com nossos insucessos, transformando os momentos em que quebramos a cara em novos pontos de partida.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
More episodes
View all episodes

334. Cafezinho 334- Eu vi Rivellino jogar
05:47||Ep. 334Cafezinho 334 – Eu vi Rivellino jogar E o algoritmo do Youtube me traz um vídeo chamado “Roberto Rivellino was incredible”. Dezessete minutos de tirar o fôlego, cara. Olha, ao mesmo tempo, na TV, eu vejo que a Seleção Brasileira joga. Se bobear, a gente nem sabe que jogou, muito menos os nomes dos jogadores. Cara, estou falando da seleção pentacampeã do mundo. Uma entidade, que hoje vive da memória da mítica camisa amarela que um dia teve Rivellino na 11. Eu vi Rivellino jogar. E isso me afastou do futebol. Os psicólogos definem dois tipos de orgulho: o orgulho autêntico, de sentir-se bem consigo próprio, confidente e produtivo; e o “orgulho hubrístico“, que envolve a egolatria, a arrogância, o descaso… a vaidade. Hubrístico vem de húbris, conceito criado pelos antigos gregos para sinalizar um comportamento desmedido, que contrariava ou desafiava os deuses e causava o declínio e a ruína de quem se comportava daquela forma. Húbris é o excesso de orgulho. Rivellino brilhou numa sociedade de escassez, sem puxação de saco, viajando de ônibus por horas, jogando duas, três vezes por semana, com chuteira e bola de couro. De capotão. Foi forjado na dificuldade, e tinha o orgulho autêntico de quem sabe quanto custou cada degrau conquistado. A molecada de hoje joga essa coisa que chamam de futebol, tem o orgulho hubrístico. Preocupa-se com o cabelinho, com a tatoo, com o fone de ouvido e com as redes sociais. O gol... é acessório. Por isso, toda vez que ligo a TV e vejo um jogo, lembro que vi Rivellino jogar. Aí mudo pro MMA. Pelo menos lá os caras dão o sangue. Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br. See omnystudio.com/listener for privacy information.
333. Cafezinho 333- O mentor
04:46||Ep. 333A Odisséia, o relato feito por Homero das façanhas de Ulisses em seu retorno à ilha de Ítaca, é uma continuação da Ilíada, o grande poema épico que relata o cerco à cidade de Tróia. Para recuperar Helena, raptada pelo príncipe Páris, os gregos com 1.186 barcos e 50 mil guerreiros, mantiveram Tróia, a cidade do Rei Príamo, num cerco de dez anos. Ao conseguirem finalmente tomar a cidade, submeteram-na a um impiedoso saque e a incendiaram. Com isso insultaram Poseidon, o deus do mar, que a protegia. Desde então a desgraça abateu-se sobre muitos dos comandantes gregos. E Ulisses, responsável pelo cavalo de madeira que os troianos pensaram ser um presente e ingenuamente levaram para dentro das muralhas, decretando o fim da cidade, levou a pior. Foi condenado a vagar pelos mares ameaçado de jamais voltar a ver sua esposa, seu filho e seu pai Mas Ulisses havia tomado um cuidado. Quando partiu para a guerra de Tróia, confiou a um sábio, um velho amigo chamado Mentor, seu filho Telêmaco e sua esposa Penélope. Mentor foi responsável pela educação da criança, formação de seu caráter, valores e, por fim, pela sabedoria de suas decisões. A presença de Mentor era fundamental quando decisões práticas ou escolhas críticas tinham de ser feitas. Mentor foi uma importante figura de transição na vida de Telêmaco durante sua jornada da infância à maturidade. Veio daí o termo "mentor", que designa uma espécie de educador. E você, hein? Tem seu mentor? Ou sua mentora? Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br. Versão do Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=RcF14lPjT7A&feature=youtu.beSee omnystudio.com/listener for privacy information.
743. Cafe Brasil 743 - A inveja
29:37||Ep. 743Olha, tá pesado, viu? A cizânia plantada na sociedade nos últimos quarenta anos foi tão bem sucedida que um clima de perseguição se instalou em todas as áreas. Especialmente nas redes sociais. Pessoas estão sendo perseguidas por conta de seu posicionamento, não apenas político, mas sobre qualquer tema. E eu acho que grande parte disso é por conta de velha e perigosa...inveja.See omnystudio.com/listener for privacy information.
332. Cafezinho-332 - O Camp
03:56||Ep. 332Tem gente que acha que o mundo do MMA – Artes Marciais Mistas, é sobre ogros e ogras trocando porrada. Mas é muito mais que isso. É sobre o indivíduo, suas motivações, disciplina e força de vontade. Tem a ver com Produtividade, Planejamento, Inovação, Liderança, Comunicação e Moral e Ética. O lutador tem em geral quinze minutos para mostrar que é o melhor. Para isso, antes de cada combate, ele passa por algumas semanas de um treinamento intenso chamado CAMP. Treinar num CAMP traz várias vantagens: os lutadores têm acesso a várias disciplinas, são orientados por treinadores experientes e, especialmente, têm contato direto com outros lutadores, quando um aprende com o outro, dando suporte para o trabalho de preparação física e mental. O CAMP é onde você se prepara para vencer grandes desafios. E é isso que eu estou lançando: um CAMP INTELECTUAL, focado em seis disciplinas fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional: Produtividade, Planejamento, Inovação, Liderança, Comunicação e Moral e Ética. Olha, é por meio de um curso on-line com carga horária de 12 horas, que é composto de vídeos, áudios e e-books, que eu tratarei de forma objetiva, direta e com aplicação prática desses temas, com base em minha experiência de mais de 40 anos como dirigente em grande corporação e como empreendedor brasileiro. É experiência prática, e não apenas teorias de gestão. Venha para o CAMP e deixe sua mente em forma para buscar os melhores resultados. Aproveite a oferta de pré-lançamento em http://mlacafebrasil.com. Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br.See omnystudio.com/listener for privacy information.
331. Cafezinho 331- Quatro pra um
04:28||Ep. 331Temos um viés negativo que nos faz dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas. Se você passou por uma avaliação de performance, por exemplo, e teve 95% de feedbacks positivos, perderá o sono esta noite por causa dos 5% negativos. É por isso que tá cheio de gente negativa, de notícias horrorosas. É por isso que seus posts positivos têm infinitamente menos interações que os negativos. É por isso que a mídia enche você de porcaria… é por isso que você adora uma treta. A mídia sabe disso e por isso ela atrai a sua atenção. Sem contar o viés político, não é? Algumas pesquisas já apontaram que introduzir boas notícias no mesmo momento em que as más, pode ajudar a neutralizar o prejuízo da negatividade. Mas a proporção não pode ser de uma pra uma. Tem de ser de quatro boas para cada uma má. O diabo é poderoso. É por isso que eu decidi tomar umas decisões, olha só: disseminar boas notícias e boas ações. Sem ser um boboca ingênuo, olhar o lado cheio do copo. Eliminar das minhas redes os negativistas de plantão. Parei de começar o dia ouvindo os noticiários. Agora eu começo ouvindo podcasts ou músicas. E fujo de gente negativa como o diabo foge da cruz. Sabe o que aconteceu? O meu mundo ficou mais leve. Quatro boas experiências para cada experiência negativa. Pratique isso. Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br.See omnystudio.com/listener for privacy information.
742. Cafe Brasil 742 - Alem Mar
01:32:31||Ep. 742O Pedro Hipólito tem um podcast produzido de Portugal para o mundo. O foco é o universo profissional e ele me convidou para bater um papo sobre vida, trabalho, comunicação e muito mais. Foi bem legal e vou reproduzir hoje a nossa conversa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
330. Cafezinho 330 - O MLA CAMP
04:40||Ep. 330Nas lutas de MMA o cara tem 3 rounds para provar que é o melhor. São 15 minutos que podem mudar vidas. Para isso os lutadores fazem um CAMP. Isolam-se num centro de treinamento e passam semanas cuidando da alimentação, perdendo peso, desenvolvendo técnicas, fazendo musculação e, principalmente, tratando da mente. A caminho do octógono, têm atrás de si uma equipe gritando “você é o melhor”, “você vai ganhar”. Tudo isso para o desempenho excepcional. É para isso que serve o CAMP. Bem, eu decidi mergulhar de cabeça num novo curso on-line chamado MLACAMP. O MLA é o Master Life Administration. Não tem MBA? Pois eu vou de MLA. E o CAMP é um treinamento concentrado que deixará você em forma para enfrentar os desafios pessoais e profissionais. No MLA CAMP abordarei seis pilares de um jeito prático e objetivo: produtividade, planejamento, inovação, liderança, comunicação e moral e ética. Cada um deles com cerca de duas horas de duração, gravado em vídeos, áudios e com material complementar em e-books. E com um grupo no Telegram para interação com os alunos. Esses temas não se aplicam somente ao universo profissional, mas à vida da gente. Daí o Master Life Administration. Estamos em pré-lançamento, com um preço excepcional, que vai acabar. Por isso eu convido você a acessar mlacafebrasil/camp e mergulhar fundo nas provocações que deixarão você mais resistente e preparado para dar o melhor de si. Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa. Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br. Versão do Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=sZG8wjqZPTQ&feature=youtu.beSee omnystudio.com/listener for privacy information.
329. Cafezinho 329 - Nós temos a força
05:57||Ep. 329Sou um autor independente, sem estrutura de editora ou de grandes portais. É ieu e ieu. E a luta é diária para fazer com que o trabalho de geração de conteúdo seja suficientemente monetizado. Outro dia um leitor baixou um de meus e-books num site pirata. Ficou tão satisfeito com a leitura que me mandou um e-mail solicitando dados para comprar. E aí o jogo ficou interessante. Eu pago por aquilo que me agrega valor. Quanto? Eu não sei, mas eu quero pagar pelo impacto gerado em minha vida! Criei a Confraria Café Brasil e o Café Brasil Premium para que os ouvintes e leitores assinem meus conteúdos. E três anos depois eu calculo que 0,8% da minha audiência converteu-se em assinantes. 0,8. O que significa que 99,2% consomem de graça. Agora imagine se 2% decidissem que vale a pena contribuir. Cara, 2%. Isso tornaria minha operação auto suficiente, sem encarecer o produto com intermediários, continuando a oferecer conteúdo gratuito para 98%, simplesmente pela ação consciente de uma minoria de ouvintes, que viram valor no produto. É uma “conspiração” autor mais ouvinte. Transfira esse comportamento para todo universo cultural e você verá que juntos, como ouvintes, leitores ou espectadores independentes, poderíamos revolucionar o mercado ao proporcionar aos autores independentes as condições para que se dediquem de corpo e alma à sua obra. Com liberdade de expressão, sem pressões de prestar contas pro chefe... Cada um de nós, consumidores dos produtos culturais, tem a força para revolucionar o mercado. Basta remunerar os independentes que geram valor pra você.See omnystudio.com/listener for privacy information.
741. 741 - Cascata de disponibilidade
32:14||Ep. 741De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa, hein? Com uma Cascata de Disponibilidade.See omnystudio.com/listener for privacy information.